top of page
  • Foto do escritordoramachadooficial

Lideranças Compreendendo Comportamentos DISC e Soft Skills Pra Quê?


Você que me acompanha sabe que eu amo estudar comportamentos, não é verdade? E, é claro, que os comportamentos humanos levam a resultados (ou não) em TODAS as áreas de uma empresa ou negócio.


Em um cenário empresarial em constante evolução, a liderança eficaz é a âncora para o sucesso duradouro das equipes.


No entanto, para liderar de maneira verdadeiramente impactante, é essencial que os líderes compreendam tanto os aspectos comportamentais quanto as habilidades interpessoais, também conhecidas como Soft Skills. Nesse contexto, a ferramenta de Assessment comportamental DISC Humanizado desempenha um papel crucial.


O DISC Humanizado não é apenas uma metodologia de minha adaptação aprimorada da abordagem DISC convencional (apenas sobre osrótulos-padrão e suas intensidades da Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade de uma pessoa).


Ele vai além, incorporando não apenas os elementos do DISC, mas também outras ferramentas que validam e aprofundam a compreensão dos comportamentos e habilidades, que eu tenho a honra de dizer que sou a "modesta" criadora.


Um dia desses, um querido amigo me contou que ouviu uma pessoa dizer que o DISC é muito "raso". E concordo. Acho e repito para os meus alunos que somente o Assessment Comportamental DISC é pouco, de fato.


Eu normalmente cito exemplos aqui em meus artigos, como uma pessoa que tem a Influência super alta e é discriminada em uma possível vaga por ser extremamente falante e "poder" atrapalhar seus coleguinhas de trabalho.


Pois é: com o DISC Humanizado e essas outras ferramentas que ele contém, você pode perceber que esta mesma pessoa é uma pessoa Auditiva, ou seja, ela ouve, ao invés de falar pelos cotovelos. Compreende que acabo concordando que só o DISC seja "raso" mesmo?


Aqui está por que isso é tão relevante:


  1. Equilíbrio entre Dados e Habilidades: O DISC Humanizado fornece informações comportamentais vitais, mas vai além, destacando a importância das Soft Skills. Líderes bem-sucedidos reconhecem que as habilidades técnicas abrem portas, mas as Soft Skills é que realmente asseguram relacionamentos duradouros e colaboração eficaz.

  2. Liderança Empática e Consciente: Ao mergulhar nos detalhes dos perfis comportamentais, os líderes podem cultivar empatia e compreensão. Integrar as Soft Skills nesta equação, permite que a liderança aborde as necessidades emocionais e pessoais de seus colaboradores.

  3. Comunicação Aprimorada: O DISC Humanizado não apenas revela estilos de comunicação, mas também ressalta como ajustá-los às diferentes pessoas e situações. Isso é crucial para líderes que desejam se comunicar de maneira eficaz com todos os membros da equipe.

  4. Desenvolvimento Pessoal e Profissional Holístico: Líderes que valorizam o DISC Humanizado e as Soft Skills demonstram um compromisso em evoluir constantemente. Eles inspiram suas equipes a fazerem o mesmo, criando uma cultura de aprendizado contínuo.

  5. Construção de Relacionamentos Sólidos: As Soft Skills, como empatia, respeito e escuta ativa, são a base para relações interpessoais saudáveis. Líderes que internalizam o DISC Humanizado priorizam essas habilidades, criando uma base sólida para a construção de equipes coesas.

  6. Adaptação Estratégica: A compreensão profunda dos comportamentos e Soft Skills permite que os líderes ajustem suas abordagens conforme necessário. Isso é vital em um ambiente de negócios em constante mudanç, que é o que acontece e acontecerá, cada vez mais, daqui pra frente.


Finalizando, na minha modesta opinião, e já tendo formado mais de 200 pessoas em nossas, até o momento, 19 Formações de DISC Humanizado, acredito que ele não apenas escancara positivamente com assertividade os comportamentos com seus pontos fortes e a melhorar, mas também destaca a importância dos Soft Skills na liderança.


Os líderes que abraçam essa abordagem abrangente estão bem posicionados para conduzir equipes de maneira empática, informada e eficaz, resultando em ambientes de trabalho produtivos e inspiradores e, obviamente proporcionando qualidade de vida para as pessoas e empresas.


Quer saber mais? Vamos agora para a 20ª Formação, que será em SP, presencial em novembro. Fale comigo que vou adorar ter mais Lideranças com a gente!


Estudar comportamentos não é coisa só pra Analista, não!


Obrigada pela leitura!


Dora Machado

@doramachado




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page