Quem nunca?
Procrastinar. Uma palavra até irritante ultimamente, de tanto que tenho ouvido as pessoas falarem.
Pois é... uma palavrinha bonita que inventaram pra PREGUIÇA.
E qual o problema em ter preguiça? Ela pode ser boa, aliás, muito boa. De vez em quando.
Este texto eu escrevi aqui no meu blog em abril de 2019, mas decidi alterar nele o que pinto em azul abaixo.
Aquele diazinho que você prefere ficar deitado assistindo nada, lendo nada, pensando em nada. Isto pode até ser traduzido como o "ócio criativo".
Só que o problema está quando você fica preguiçando por muito tempo. Aí pode ter outras causas, além a de querer um pouco de sossego e de desligar sua mente.
Pode até ser um princípio de depressão, sim. E ficar atento aos sinais do seu corpo é fundamental pra evitar algo mais grave.
Algumas pessoas têm confundido, na minha modesta opinião, a palavra procrastinar com "falta de foco". A falta de foco é quando, contrário de procrastinar que você fica sem fazer muita coisa, pensando na morte da Bezerra, você faz sim um milhão de coisas, mas sem o foco necessário. Fica horas na internet sem motivo, faz coisas que as pessoas pedem só pra agradar, faz coisas que não são importantes só por fazer. Isto é falta de foco. Fica até com cansaço no final do dia porque você de fato fez várias coisas, mas, muitas delas, desnecessárias.
Quem nunca sentiu uma vontade enorme de ficar parado, sem fazer as coisas que tem que fazer?
Eu dou algumas dicas que funcionam pra mim. Espero que goste. E comente se tem outra pra dar pras pessoas que, aliás, sofrem muito desta tal procrastinação (ajudam na falta de foco também):
1. Quando perceber que quer ficar totalmente sem ação, faça justamente o contrário. Vá pra ação. Em menos de meia hora irá perceber que começa a se distrair e tudo passa.
2. Use sua criatividade. Faça coisas, principalmente nestes momentos, que você ame fazer.
3. Se estiver envolvido numa atividade muito chata, mas que precisa ser feita de qualquer maneira, evite ficar horas e horas a fio nela. Use a Técnica Pomodoro pra colocar mais tarefas em seu planejamento diário. Ajuda muito a evitar este mal. Clique aqui para assistir um vídeo meu que ensino a técnica que gosto muito.
4. Retire a bagunça de perto de você. Trabalhar perto de bagunça pode desmotivar você, a ponto de querer até desistir.
5. Anote num bloco de notas as causas que levam você a ter preguiça. Por exemplo, lembre-se de anotar as vozes internas suas que você ouve neste tipo de dia, como: "você não consegue, você não pode, você é péssimo nisso..." Essas frases normalmente estão ligadas às suas causas. E saber lidar com elas com seu profissional preferido e de confiança - terapeuta, coach - pode ser fundamental.
6. Evite chuvas de mídias sociais. Quero dizer: evite ficar navegando, navegando. Programe horários pra isto. Já percebeu, que sem perceber, pessoas ficam horas a fio navegando, sem um foco definido?
7. Direcione suas emoções. Pense em coisas positivas. Se não conseguir nenhuma para o momento, recorra à sua mente. Peça para seu Eu Superior (ou você pode chamar de Mente Inconsciente, pode chamar de Deus, se preferir...) te trazer boas lembranças para motivar você. Eu te garanto que nosso cérebro obedece a gente - basta dar bons comandos pra ele.
8. Vá para lugares que gosta para respirar um pouco. Nem que seja a área de cafezinho da sua empresa (ou da sua casa, se estiver em home office). Saia do ambiente por alguns momentos. Isto explico também no vídeo do Pomodoro acima.
9. Observe sua postura. Sim, o corpo fala. Preste atenção em seus ombros e queixo. Tá tudo caído? Levante. Olhe-se no espelho pra corrigir. Uma boa dica também.
10. Mude seus hábitos. Nosso cérebro leva normalmente, no mínimo, 21 dias para adquirir novos hábitos. Preste atenção nele e os mude. Não participou de nenhum programa meu dos 21 dias pra mudança de hábitos? Me manda um WhatsApp pra ficar na fila do próximo programa de WhatsApp gratuito sobre isso, clicando aqui para se direcionar.
11. Preste atenção às pessoas ao seu redor. Tem alguém nocivo? Exemplo: uma pessoa com uma energia péssima normalmente tem a tendência de contagiar pessoas - isto é física quântica, nenhuma coincidência. Se afaste de quem te derruba. Ou melhor, nem permita-se ser derrubado. Você pode!
12. Se ame. Olhe-se no espelho pela manhã e prefira gostar do seu dia que vai começar.
Nem sempre é simples. Pode ser bem desafiador sair da procrastinação.
Mas nosso cérebro responde a nossos comandos. Mande nele, oras!
Ótimas ações pra você!
Dora Machado
Commentaires