8 razões que podem atrapalhar sua priorização de tarefas e 9 dicas pra driblar isso e ir pra ação
top of page
  • Foto do escritordoramachadooficial

8 razões que podem atrapalhar sua priorização de tarefas e 9 dicas pra driblar isso e ir pra ação

Atualizado: 11 de abr. de 2023


Agora, pós Carnaval, vem aquela preguicinha, não é verdade?

Não para todos, é claro. Mas feliz ou infelizmente é "agora que o país começa de verdade o ano!"



Algumas várias coisas podem atrapalhar a priorização de suas tarefas,

deixando você meio confuso ou confusa neste pós feriado (ou em qualquer dia que você se sinta assim ou meio perdido), tais como:

  1. Falta de clareza nos objetivos: se você não tiver uma compreensão clara dos seus objetivos de curto e longo prazo, será difícil priorizar suas tarefas de forma eficaz.

  2. Sobrecarga de informações: muitas vezes, a quantidade de informações e tarefas que temos que lidar diariamente pode ser avassaladora, dificultando a escolha do que deve ser priorizado.

  3. Interrupções constantes: interrupções frequentes, como telefonemas, e-mails, mensagens instantâneas e outras distrações, podem impedir que você se concentre nas tarefas mais importantes.

  4. Procrastinação: quando você adia tarefas importantes, elas se acumulam e podem parecer insuperáveis, tornando ainda mais difícil priorizá-las.

  5. Falta de habilidades de gerenciamento de tempo: se você não tem as habilidades necessárias para gerenciar seu tempo efetivamente, pode ser difícil saber como priorizar tarefas de forma eficaz.

  6. Falta de disciplina: muitas vezes, sabemos o que precisa ser feito, mas simplesmente não temos disciplina para seguir uma agenda diária, o que pode levar a procrastinação e atrasos.

  7. Pressão externa: às vezes, as demandas e expectativas dos outros podem atrapalhar nossas prioridades pessoais, levando a uma falta de foco e produtividade.

  8. Incapacidade de dizer não: muitas vezes, nos comprometemos a fazer coisas que não são importantes para nós, o que pode levar a uma falta de tempo e energia para se concentrar nas tarefas realmente importantes.

Mas como você pode reagir a tudo isso e ir pra ação?

Sair da procrastinação e ir para a ação pode ser desafiador, mas existem algumas estratégias que podem ajudar:

  1. Defina metas claras e específicas: ter metas claras e específicas torna mais fácil saber o que precisa ser feito e quando. Isso pode ajudar a superar a sensação de sobrecarga e permitir que você se concentre nas tarefas mais importantes.

  2. Divida as tarefas em etapas menores: divida tarefas grandes em etapas menores e mais gerenciáveis. Isso pode tornar a tarefa mais fácil de abordar e ajudar a evitar a sensação de sobrecarga.

  3. Estabeleça prazos realistas: defina prazos realistas para cada tarefa e trabalhe em direção a eles. Isso pode ajudar a manter o foco e a motivação, além de tornar a tarefa mais gerenciável.

  4. Elimine distrações: identifique as distrações que impedem você de trabalhar e tente eliminá-las. Desligue as notificações do celular e do computador, coloque fones de ouvido e trabalhe em um ambiente silencioso e livre de distrações.

  5. Use técnicas de gerenciamento de tempo: existem várias técnicas de gerenciamento de tempo que podem ajudar a melhorar a produtividade e a reduzir a procrastinação. Técnicas como o Pomodoro, onde você trabalha em blocos de tempo focados em uma tarefa específica, podem ser particularmente eficazes.

  6. Comece com pequenas ações: comece com pequenas ações e construa a partir daí. Isso pode ajudar a reduzir a pressão e a tornar as tarefas mais gerenciáveis.

  7. Pratique a autocompaixão: é fácil ficar frustrado consigo mesmo quando se está procrastinando, mas isso só pode tornar as coisas piores. Em vez disso, pratique a autocompaixão e seja gentil consigo mesmo. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e a aumentar a motivação.

  8. Busque ajuda se necessário: se você está lutando para sair da procrastinação, pode ser útil buscar ajuda de um amigo, familiar ou profissional. Eles podem fornecer suporte e incentivo, além de ajudar a identificar as causas subjacentes da procrastinação.

  9. Último, mas não menos importante: COMEMORE suas PEQUENAS vitórias. Costuma dar uma patinada, uma enroladinha? Não faz mal. Comece com essas dicas e, assim que for pra ação, mesmo que uma pequena, comemore, vibre.

E ótimos dias pós Carnaval! E feliz 2023!

Dora Machado



Sou Mentora de Carreira com Foco em Marca Pessoal (Personal Branding), Expert em Supply Chain e Lean, Palestrante e muito mais...

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page