Por que o curso de Assessment Comportamental DISC Humanizado é a chave para o sucesso?
top of page
  • Foto do escritordoramachadooficial

Por que o curso de Assessment Comportamental DISC Humanizado é a chave para o sucesso?

O que é o DISC Humanizado?

O DISC Humanizado é uma abordagem exclusiva do modelo DISC (Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade) criada por mim, Dora Machado, que enfatiza a importância de considerar a individualidade e complexidade das pessoas ao avaliar seus comportamentos.

Enquanto o modelo DISC tradicional é baseado em quatro fatores básicos de comportamento e tende a categorizar as pessoas em tipos estereotipados, o DISC Humanizado leva em conta outros fatores, como o momento de vida da pessoa, as motivações profissionais dela, os seus sistemas representacionais que garantem uma comunicação mais empática e como ela lida com a gestão do tempo, suas atividades, projetos e relacionamentos.

Isso tudo somado torna a avaliação comportamental mais precisa e completa, permitindo que os profissionais compreendam melhor as necessidades, motivações e desafios de cada pessoa.

Eu costumo dizer que somente o DISC tradicional pode gerar dúvidas com relação aos comportamentos e suas intensidades. Mas com estas ferramentas juntas (que batizei de TEIA), fica incrível o retrato de como a pessoa está neste momento, com todos os seus comportamentos interligados.

O DISC Humanizado também se concentra na comunicação empática e na construção de relacionamentos saudáveis e produtivos, reconhecendo que cada pessoa é única e merece ser tratada com respeito e compaixão.

Traz a pessoa para avaliar e aprofundar-se mais em seus pontos fortes, do que focar em pontos a melhorar, sem deixá-los de lado. O hábito de enaltecer os pontos fortes no ambiente de trabalho, faz especialmente com que a pessoa sinta-se cada vez mais realizada, focada e geradora de resultados com alto nível de excelência, o que é maravilhoso não somente para a própria pessoa, mas para a organização e pessoas com quem ela trabalha.

Em resumo, o DISC Humanizado é uma abordagem do modelo DISC que considera a individualidade e a complexidade das pessoas ao avaliar seus comportamentos, promovendo uma comunicação empática e relacionamentos saudáveis e produtivos. Sendo assim, a assertividade em relação aos comportamentos e suas intensidades é de 100%, garantido por uma ferramenta adicional que criamos na Metodologia, o Tira Teima.

Qual o maior foco da Formação?

Humanizar o DISC com suas ferramentas para atingir mais pessoas que queiram ser felizes com seus comportamentos e resultados, onde elas quiserem.

O curso de Assessment Comportamental DISC Humanizado é só para profissinais de RH?

Claro que não. A Formação de Assessment Comportamental DISC Humanizado é direcionada para profissionais que trabalham com Gestão de Pessoas, como Gestores, Coaches, Consultores, Psicólogos, Mentores, inclusive os profissionais de recursos humanos. O curso é especialmente útil para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades de avaliação e compreensão do comportamento humano em ambientes de trabalho.

O Assessment DISC é uma ferramenta amplamente utilizada no mundo inteiro para avaliar e entender o comportamento humano, ajudando a identificar padrões e tendências comportamentais em indivíduos e equipes.

O curso DISC HUMANIZADO oferece uma visão aprofundada da metodologia DISC e como aplicá-la em diferentes contextos organizacionais, permitindo que os profissionais possam tomar decisões mais informadas e assertivas em relação ao recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de equipes e lideranças.

Além disso, esta Formação é uma excelente opção para aqueles que desejam se especializar em Coaching, pois fornece ferramentas e técnicas para ajudar os Coachees a identificar e desenvolver suas próprias habilidades e pontos fortes.

Ou seja, a Formação DISC Humanizado é direcionada para profissionais que buscam aprimorar suas habilidades de avaliação e compreensão do comportamento humano em ambientes de trabalho, tornando-se mais eficientes na gestão de pessoas e equipes, inclusive e especialmente aprofundando seu Autoconhecimento.

Quais diferenciais em fazer a Formação de Assessment Comportamental DISC Humanizado na carreira de uma pessoa?

Eu poderia fazer uma live de uma hora e meia falando sobre os benefícios para a carreira de uma pessoa que o DISC Humanizado traz. Cito alguns dos mais relevantes:

  1. Desenvolvimento de habilidades: A Formação em Assessment Comportamental DISC Humanizado oferece uma oportunidade para aprimorar habilidades de avaliação e compreensão do comportamento humano em ambientes de trabalho. Essas habilidades são altamente valorizadas em profissões nas áreas de Recursos Humanos, Consultoria, Lideranças em geral, Coaching, Mentorias e Gestão de Pessoas.

  2. Melhora na tomada de decisão: A Formação te oferece uma visão aprofundada dos comportamentos humanos, permitindo que os profissionais tomem decisões mais assertivas em relação ao Recrutamento, Seleção, Treinamento, promoções e desenvolvimento de equipes. O conhecimento do comportamento humano pode ajudar a compreender as motivações dos colegas, clientes e a si mesmo.

  3. Maior eficiência no trabalho em equipe: A compreensão dos diferentes estilos comportamentais permite que os profissionais desenvolvam estratégias mais eficientes de trabalho em equipe, gerando maior colaboração e produtividade, usando e abusando dos pontos fortes de cada um.

  4. Diferencial competitivo no mercado de trabalho: A Formação em Assessment Comportamental DISC é uma habilidade altamente valorizada por muitos empregadores, tornando-se um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

  5. Possibilidade de atuação em diversas áreas: Esta formação exclusiva pode abrir portas para atuação em diversas áreas, como Recursos Humanos, Consultoria, Coaching, Psicologia Organizacional, Treinamentos e Desenvolvimento, entre outras.

  6. Aumento da remuneração: Pode aumentar a remuneração de um profissional, uma vez que é uma habilidade altamente valorizada e pode levar a posições de liderança e maior responsabilidade. Além do que pode contribuir e muito para uma renda extra expressiva ou uma carreira solo, na Aplicação de Devolutivas bem sucedidas para profissionais de todas as áreas.

  7. Identificação de pontos fortes e áreas de melhoria: Ajuda a desenvolver habilidades de autoconhecimento e a identificar pontos fortes e áreas de melhoria, o que é extremamente útil para orientar o desenvolvimento pessoal e profissional.

  8. Melhora a comunicação e a colaboração: O que é muito útil para construir relacionamentos mais fortes e eficazes.

  9. Desenvolvimento de liderança: Habilidades de gestão e liderança.

  10. Exemplos de sucesso: Infinitas pessoas ao redor do mundo relatam o quanto alcançam resultados excepcionais em suas áreas de atuação ou em áreas novas que descobriram, após fazer seus Assessments.

Em resumo, a Formação DISC Humanizado é um grande diferencial na carreira de uma pessoa, oferecendo habilidades valiosas e um conhecimento aprofundado sobre os comportamentos humanos em ambientes de trabalho.

Como o DISC é usado em processos seletivos e desenvolvimento de carreira?

Na prática, o DISC oferece muitos benefícios:

  1. Identificação de padrões de comportamento: o Assessment Comportamental DISC permite identificar os padrões de comportamento de cada candidato, o que ajuda a entender melhor como ele se comporta em diferentes situações e como reage a diferentes estímulos.

  2. Tomada de decisão mais assertiva: com base nos resultados do Assessment DISC, os profissionais de Recrutamento e Seleção podem tomar decisões mais assertivas sobre quais candidatos são mais adequados para determinadas posições.

  3. Melhoria do processo de Recrutamento e Seleção: o Assessment DISC também pode ajudar a melhorar o processo de recrutamento como um todo, permitindo que os profissionais de Recrutamento e Seleção identifiquem mais rapidamente os candidatos mais qualificados para cada posição e tomem decisões mais eficientes em relação ao processo seletivo.

  4. Desenvolvimento de equipes mais eficazes: ao compreender os padrões de comportamento de cada membro da equipe, os profissionais de Recrutamento e Seleção podem montar equipes mais equilibradas e eficazes, garantindo que cada membro contribua com seus pontos fortes.

  5. Desenvolvimento nas carreiras e promoções: eu mesma, quando trabalhava como Gestora em multinacionais, antes de promover uma pessoa para um cargo específico, pedia para o RH aplicar o DISC. E sou apaixonada desde então, justamente por oferecer todos estes benefícios para o colaborador e a empresa.

Para alcançar esses benefícios, a Formação de Assessment Comportamental DISC Humanizado pode fornecer aos profissionais de Recrutamento e Seleção as habilidades e conhecimentos necessários para aplicar a ferramenta de maneira eficaz e maximizar seus resultados.

Isto porque os gaps que outras ferramentas DISC tradicionais teriam, esta não traz, justamente pelas ferramentas adicionais que a complementam aqui no DISC Humanizado.

E como te ajuda mesmo no Autoconhecimento?

Na minha modesta opinião, uma das ferramentas mais poderosas para o Autoconhecimento.

Sempre digo que "Nós não somos. Nós estamos!"

E isto quer dizer que podemos olhar para os nossos pontos a melhorar (prefiro chamá-los assim ao invés de pontos negativos), encará-los de frente e transformá-los.

O Autoconhecimento pode doer, é bem verdade, algumas vezes. Mas faz parte de quem realmente quer evoluir não somente para si mesmo em busca de uma conexão maior com seus valores e propósito de vida, mas também em busca de relacionamentos interpessoais melhores e realizações impactantes.

O DISC Humanizado pode e deve ser usado para ajudar as pessoas a se conhecerem melhor.

  1. Com o resultado do seu DISC: ao fazer a avaliação, você irá obter informações valiosas sobre seus pontos fortes, desafios e características pessoais. Isto não só ajuda você a evoluir, mas também a entender como o outro enxerga você, já que o retrato que sai disso tudo é espantosamente impressionante.

  2. Como autoconhecer-se pode ser útil: em diferentes áreas da vida, como relacionamentos, trabalho, saúde e bem-estar. Ao entender melhor a si mesmos, as pessoas podem tomar decisões mais conscientes e ter uma vida muito mais satisfatória e realizada.

  3. Exemplos práticos: a avaliação DISC Humanizado pode ajudar alguém a entender melhor seu estilo de liderança e/ou a identificar seus pontos fortes e desafios de comunicação. Isto pode certamente ser um ou vários pontos de partida para a melhoria contínua.

  4. Na prática: as pessoas aplicam o que aprenderam no curso em sua própria vida, no dia a dia e também para elaborar melhor os seus próprios planos de ação.

Lembre-se de que o autoconhecimento é uma jornada pessoal e que cada pessoa pode ter diferentes necessidades e interesses. O mais incrível disso tudo é poder ajudar as pessoas a descobrir novas maneiras de se entenderem e se desenvolverem.

Não existe certo, nem errado!

Willam Marston, criador dos estudos comportamentais originais lá atrás, antes mesmo de pensar que tudo isso iria se transformar na proporção que se transformou, tenho certeza, dizia que há espaço para todos os tipos de comportamento.

E é verdade. O que seria se não houvesse os tímidos, os criativos, os compenetrados, os persuasivos, os que amam ou odeiam rotina?

Todos somos únicos. Ouvi que isso é clichê certo dia. E que sejamos todos clichês, perfeitos com nossas imperfeições e saibamos que nossos comportamentos e atitudes nos levam onde quisermos, contanto que sejamos respeitosos e amorosos conosco e com as pessoas. Isto é um sonho? Espero que não!

Leia mais aqui sobre mitos e verdades sobre o DISC em outro artigo que publiquei.


Clique aqui para maiores informações e venha fazer a Formação DISC Humanizado com a gente!


Dora Machado



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page