Profissões em alta em 2021
top of page
  • Foto do escritordoramachadooficial

Quais as 15 profissões em alta em 2021, segundo o LinkedIn?


Você provavelmente deve ter recebido de alguém esta informação, que o Linkedin divulgou em fevereiro.


Abaixo divulgo todas as profissões, que segundo o In, estão em alta este ano. E o link para um artigo da CNN que resume o tema.


Mas o ponto é: você está pronto? Está preparado?


Uma certa vez, uma pessoa que trabalhou comigo anos antes, me ligou, pedindo pra eu compartilhar com ela alguns treinamentos de Logística, que era, e ainda é, uma de minhas fortes áreas de atuação. Ao perguntar pra ela para que ela gostaria do meu material, que continha fórmulas e muita coisa bem específica e técnica, ela me disse que iria estudar e dar um treinamento em uma empresa, um Cliente dela. Detalhe: a sua área era uma outra, totalmente diferente da Logística, sem nunca sequer ter trabalhado em qualquer área da Supply Chain (Cadeia de Suprimentos).


Você, sinceramente, acha que isto funciona?


Algumas perguntas que você pode e deve se fazer, antes de ler e entender se você se encaixa em uma destas profissões:

- Quais os seus pontos fortes e pontos a melhorar em relação aos temas que você domina? Recomendo fazer um SWOT Analysis (*).

- Qual o prazer que você se sente em sua profissão e qual seria o prazer em mudar, se este for o caso?

- E se mudar for a sua opção, qual a distância (gaps) entre onde você está (em termos de capacitação) e onde quer chegar? E finalmente, qual seu plano de ação a curto, médio e longo prazo?


Pronto. Respondidas estas perguntas, leia abaixo se você se encontra em uma das profissões do momento. E eu te digo mais: se você não está em nenhuma delas, mas está perfeitamente satisfeito ou satisfeita com o lugar onde está, com a carreira que escolheu, vá fundo! Siga seu coração e principalmente foque em utilizar todo o seu conhecimento.


Ah... detalhe final que eu ia me esquecendo: você, que domina tal ou tais áreas ou assuntos, tem se mostrado pras pessoas e empresas? Você comenta pras pessoas sobre o que você se julga um profissional Sênior ou pensa que elas deveriam simplesmente "saber".


Pense nisso. Além da capacitação, do amor pelo que faz, depende muito de como nos mostramos para as pessoas. Do que mostramos sobre sermos capazes de solucionar problemas e dores das pessoas e empresas. E especialmente, sobre a credibilidade que temos ao mostrar pra elas.


Abaixo repito as 15 profissões, ordenadas por Ranking. Clique aqui para ler o artigo da CNN, que prometi compartilhar acima.


  1. Médicos especializados

  2. Cargos em tecnologia

  3. Farmacêuticos e pesquisadores

  4. Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios

  5. Especialistas em E-commerce

  6. Profissionais autônomos de conteúdo digital

  7. Especialistas em marketing digital

  8. Profissionais de finanças

  9. Telemarketing

  10. Cargos de apoio a saúde

  11. Serviços criativos

  12. Análises de dados

  13. Cargos de sucesso de clientes

  14. Profissionais do setor de varejo

  15. Especialistas em saúde mental


(*) Nota: SWOT é uma sigla que quer dizer (Strenghts - Forças, Weaknesses - Fraquezas, Opportunities - Oportunidades e Threats - Ameaças, tanto do seu ponto de vista, quanto do ponto de vista do outro, do ponto de vista externo.

Em português também conhecida na indústria como Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).


Ótimas escolhas pra você!

Dora Machado


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page